10 passos para escolher o produto certo no Hotmart

Tempo de leitura: 14 minutos

Muitas pessoas me escrevem perguntando quais os critérios para saber se determinado produto tem boas chances de ser bem vendido ou não, baseado nisso, decidi escrever os 10 passos para escolher o produto certo no Hotmart.

A maioria dessas pessoas imagina que se um produto está com boa temperatura será um ótimo produto para ser promovido e consequentemente venderá muito. Posso dizer que a temperatura é um dos fatores que iremos abordar, mas existem outros tão importantes quanto, e não necessariamente um produto com uma alta temperatura é o que trará os melhores resultados.

Escolha seu nicho

Posso dizer que este é um “pré passo”, ou seja, antes de lhe revelar quais são os principais passos para escolher seu produto, preciso lhe falar sobre a importância de escolher um nicho e focar nele.

Muitos afiliados na ânsia de fazer a primeira venda se afiliam a diversos tipos de produtos, de diversos nichos diferentes, lhe digo com segurança que este tipo de estratégia não dará certo, você pode até fazer uma ou duas vendas, mas nunca terá consistência trabalhando dessa forma. Você precisa se tornar especialista e desenvolver autoridade no nicho em que for trabalhar, logo, se sai promovendo vários produtos ao mesmo tempo não conseguirá desenvolver a autoridade desejada, como diz a frase:

“Quem quer vender tudo pra todo mundo, não vende nada pra ninguém!”

Ciente dessa informação vem a outra dúvida: Ok Victor, entendi, mas qual o melhor nicho então?

Hum, boa pergunta…

Não existe o “melhor nicho”! Existem alguns nichos que são mais populares e concorridos, por por exemplo, produtos para emagrecer, produtos para ganhar dinheiro (esses dois são os principais), produtos sobre relacionamento e desenvolvimento pessoal, produtos voltados a aprendizagem de idiomas, dentre outros…

Minha recomendação é que você escolha um nicho com o qual se identifica, ou tenha alguma afinidade, e que possa desenvolver autoridade no futuro, por exemplo, é um pouco estranho você vender um produto para emagrecer e dizer que é ótimo tendo 200kg!

Pense que no futuro você poderá vir a ter um blog e para escrever posts precisará pesquisar e estudar, já pensou que coisa mais chata ficar pesquisando e lendo sobre assuntos que você não gosta?

Então a grande sacada é, primeiro escolha seu nicho, depois o produto que quer promover.

Após ter escolhido o nicho que mais se identifica vamos aos 10 passos para escolher o produto certo no Hotmart.

Inglês do Jerry

Não promovo este produto, ok? Me afiliei só para usar de exemplo neste post.

1 – Temperatura

Geralmente a temperatura é a única coisa que as pessoas olham quando vão escolher um produto para promover, principalmente os mais novos no ramo.

A temperatura é sim muito importante, pois indica se um produto está tendo um bom desempenho, mas até hoje o Hotmart não divulgou os critérios para um produto estar com alta temperatura, é um segredo que eles guardam a 7 chaves.

Se você acompanhar diariamente o mercado do Hotmart vai ver que esse ranking por temperatura é muito dinâmico, ou seja, um produto que hoje está com alta temperatura pode não estar mais amanhã, o que não significa que o produto não seja bom.

Já ouvi algumas pessoas dizerem que não vão promover determinado produto por estar com a temperatura muito alta, e por isso ter muita concorrência, isso é um grande erro, a concorrência não é de forma alguma ruim, pois se o produto está com alta temperatura e tem muita gente promovendo, significa que também tem muita gente interessada em comprar, então não tenha medo da concorrência.

2 – Avaliações (estrelinhas)

Esta é uma das coisas que considero mais importantes na hora de escolher que produto promover.

As avaliações se referem ao que as pessoas que compraram determinado curso acharam do produto, se atendeu suas expectativas ou não

Já aconteceu de eu ver um produto com mais de 100° e quando entrei para ver as avaliações não eram tão boas, estava em 3, num total possível de 5, então desisti de promover.

Eu não quero vender apenas uma vez, quero que essa pessoa que está comprando determinado produto de mim tenha confiança de comprar outros produtos quando eu indicar, então não adianta querer ganhar a comissão promovendo um produto que não é tão bom e ficar “queimado” depois.

Dê preferência à produtos que possuem no mínimo 4 estrelas.

3 – Blueprints

 

Vou deixar o próprio Hotmart explicar essa, ok?

O Hotmart Blueprints é um sistema de pontuação que irá qualificar os produtos publicados no Hotmart de acordo com as informações cadastradas pelo criador do produto. Quanto mais relevantes e detalhadas forem as informações a respeito do produto, melhor pontuado ele poderá ser.

Como os Blueprints afetam o seu produto?

Inicialmente, o nível de Blueprint afetará seu produto principalmente nas Pesquisas e listagens de “Mais Quentes” e “Mais Recentes”. Assim como a temperatura, o Blueprint será uma característica considerada na hora de ordenar os produtos mais relevantes, ou seja, quanto melhor o Blueprint do seu produto, melhor rankeado nas pesquisas ele poderá ser.

É claro que isto gera mais visibilidade para os produtos com melhor pontuação, e com isto ele poderá atrair mais afiliados. Além disso, ter um produto com Blueprint alto significa que ele está bastante completo em termos de informações para o afiliado e ainda está bem adequado visualmente, o quê também é importante para seus afiliados.

Como é calculado o nível de Blueprints do seu produto?

Exibição do nível de Blueprint calculado para um produto

O nível de Blueprints é calculado para cada produto através da pontuação de uma série de critérios, que variam desde a adequação do Nome cadastrado para o produto até a Qualidade da Página de Vendas criada pelo produtor.

Apenas para exemplificar, ao avaliar o nome de um produto, o Hotmart irá verificar se o nome é coerente com o que está sendo vendido, se o nome possui erros de ortografia, se o nome informado é na verdade um “Call To Action” ou um Anúncio ao invés do nome real do produto, dentre outros fatores.

Um segundo exemplo, agora com relação a Página de Vendas, seria se o texto está bem formatado e bem escrito, se a página está visualmente atrativa para o comprador, se o layout não está distorcido, se não há inserção de links para outros serviços de pagamento, dentre outros.

Um último exemplo seria referente às características dos produtos. Informar características como número de páginas (para livros digitais), duração (para áudio e vídeo) e formato dos arquivos também contam pontos.

O nível de Blueprints de um produto pode demorar alguns dias para ser calculado, e pode ser re-calculado periodicamente.

Porque o Hotmart Blueprints é tão importante para a comunidade Hotmart?

Os Blueprints incentivam a publicação de produtos com qualidade, que apresentem informações de forma apropriada e que vão de fato prover para o Afiliado tudo aquilo que ele precisa para promover o produto com sucesso.

Os produtores agora são de certa forma recompensados por facilitarem a vida dos afiliados provendo mais detalhes sobre seus produtos e realizando um cadastro mais completo.

De forma geral, teremos um enorme ganho em termos de qualidade das informações sobre os produtos, o que irá aumentar bastante o potencial de sucesso de cada produto, e conseqüentemente gerar mais ganhos para Produtores e Afiliados!

Entendeu?

Só promovo produtos com o blueprint completo, aconselho que você faça o mesmo!

4 – Página de Vendas

Ao escolher um produto para promover é muito importante que você visite a página de vendas do produto.

Ao assistir o vídeo sobre o produto você deve se perguntar: Eu compraria este produto?

Se a resposta for sim, significa que a página cumpriu seu papel, se for não, talvez as pessoas para a qual você deseja promover o produto tenham a mesma opinião que você.

Não gosto de vídeos muito longos por exemplo, já vi algumas páginas que colocam um vídeo de 50 minutos antes de exibir o botão de comprar, acho um saco!

Importante ver se a página possui informações claras sobre o produto, se é bem organizada, bem formatada, se possui opção de contato, política de privacidade, tudo isso faz diferença.

Produtos que oferecem bônus tendem a converter mais também.

É importante que você leia toda a página, certa vez comecei a promover determinado produto e depois comecei a receber e-mails das pessoas dizendo que a página continha vários erros de português, e o pior é que era um produto no nicho de educação, perde toda a credibilidade.

5 – Links de afiliado

Para ver esta opção é necessário que você já tenha se afiliado ao produto, não existe problema nenhum em se afiliar a determinado produto e não promove-lo, ou mesmo cancelar a afiliação, então se afilie a vontade!

NUNCA me afilio a produtos que possuem apenas um link de afiliado, isso é péssimo!

Aqui vai uma recomendação importante, NUNCA envie os potenciais clientes direto para a página de vendas do produto, é muito importante que você construa sua própria lista de clientes, se você envia as pessoas para a página de captura do produtor ou mesmo direto para a página de vendas, os clientes serão do produtor, e não seus.

Se você não usa nenhum serviço de e-mail marketing, recomendo fortemente que use, costumo recomendar o E-goi, que é o que eu uso, e você pode usar ele de forma gratuita durante um bom tempo.

ingles do jerry

Observe a foto acima, existem vários links, muitos deles você pode enviar como conteúdo gratuito para seus leads para ir aquecendo até fazer a oferta. Muitas vezes a pessoa não compra na primeira vez, então ter um boa estratégia de e-mails é muito importante.

6 – Perfil do Produtor

Aconselho também que você veja o perfil do produtor, observe as conquistas que já teve, quais outros produtos possui, a quanto tempo está cadastrado no Hotmart.

Lembre-se que promover produtos de alguém que tem credibilidade pode trazer credibilidade pra você também.

Associe seu nome ou sua marca com pessoas sérias e de sucesso.

É muito mais fácil promover e vender produtos de pessoas com autoridade no mercado.

7 – Comissão de produto

Escolha produtos que paguem entre 40% e 60% de comissão, no mínimo 40%.

Falando em valores… Algumas pessoas querem promover produtos que paguem somente comissões altas, mas isso não precisa ser assim.

Certa vez recebi um e-mail de uma pessoa que estava começando e estava promovendo justamente este produto que estou usando como exemplo, O Inglês Online do Jerry, certamente possui uma comissão muito atrativa, mas não pense que você vai conseguir vender um produto de R$ 1.397,00 sem ter uma estratégia bem definida, um bom plano de divulgação, etc.

Escolho promover produtos que paguem no mínimo R$ 40,00 de comissão, mas isso depende muito da estratégia de divulgação que você vai usar, por exemplo, se você for fazer anúncios pagos, talvez um produto que pague R$ 40,00 de comissão não “se pague”, mas vamos dizer que você tenha um blog sobre música que já possui uma boa audiência, então não existe problema em você promover produtos que paguem R$ 5,00 de comissão, pois você não estará tendo nenhum gasto.

Gosto de colocar o teto de R$ 40,00 para valer a pena o trabalho que você vai ter pra divulgar o produto, montar página de captura, escrever e-mail marketing, etc.

8 – Duração do Cookie

Diz respeito a quanto tempo seu cookie ficará marcado, vou explicar com um exemplo.

Joãozinho clicou no seu link de afiliado, viu o produto, gostou muito, mas não comprou porque não tinha o dinheiro suficiente, passados seis meses e conseguiu juntar o dinheiro para comprar o produto, será que você ganhar essa comissão ou não?

Depende, por isso a duração do cookie é importante, se o produtor colocou o cookie como “eterno” você receberá a comissão pela venda, mas ele ele colocou como “30 dias” você não receberá a comissão por esta venda (tudo isso desde que a pessoa não limpe os cookies do navegador).

Escolha produtos que tenham o cookie com no mínimo 60 dias de validade, é uma forma mais justa.

9 – Tipo de Comissionamento

Pode ser por primeiro clique, último clique ou primeiro e último clique, como no exemplo mostrado acima.

Acho mais justo o pagamento pelo último clique, ou seja, premia o vendedor que levou a pessoa até a página no momento em que ela fez a compra.

O comissionamento por primeiro e último clique também é bem interessante, pois divide a comissão entre as duas pessoas, a responsável pelo primeiro clique e a responsável pelo último clique.

10 – Hotleads

Vou deixar essa por conta do Hotmart também…

O grande número de pedidos para uma alternativa aos cookies, nos fez procurar por mais uma alternativa para o rastreamento das comissões. E, apesar dos cookies serem usados desde 2011 e realizarem de forma correta o rastreamento perpétuo, por que não criar mais uma garantia de segurança e confiabilidade?

E após analisarmos as diversas possibilidades e alguns testes, a equipe Hotmart tem o orgulho de apresentar o novo aliado dos cookies: o Hotleads.

Confira as vantagens do Hotleads para produtores e afiliados

– Rastreamento de Leads gerados por Afiliados

Produtores agora conseguem saber quantos leads cada afiliado gerou para cada um de seus formulários. Isto permite que o produtor faça rankings de afiliados e se desejar poderá premiar por conta própria os afiliados de acordo com leads gerados. Como o sistema está integrado ao Hotmart, o produtor poderá visualizar não somente a quantidade de leads geradas, mas também o VALOR das leads de cada afiliado. Assim, cria-se a possibilidade do produtor premiar ou reconhecer os afiliados que geraram mais leads, ou os que geraram as leads mais valiosas.

– Afiliados conseguem visualizar quantos leads geraram para cada produtor

Você como afiliado saberá exatamente quantos leads gerou para cada um dos produtos que você promove. Lembrando:o afiliado consegue visualizar a quantidade de leads, não os emails.

– Afiliados podem ser rastreados por LEADS, além dos tradicionais cookies

O sistema de rastreamento para atribuições de comissões do Hotmart é agora baseado em cookies + leads. Se por algum motivo o navegador não registrar o cookie, o afiliado ainda receberá comissionamento caso o comprador esteja na lista de leads geradas por ele para aquele produto.

Baseado nisso, escolha sempre produtos que possuam Hotleads, é uma boa forma de garantir sua comissão!

 

Espero que tenham gostado deste artigo!

Não deixe de cadastrar seu e-mail para receber minha atualizações sempre que eu publicar algo novo.

Caso tenha ficado com algum dúvida deixe seu comentário abaixo, terei prazer em responder.

Se gostou do artigo ou tem alguma sugestão de melhoria deixe seu comentário também, seu feedback é muito importante pra mim.

 

Até a próxima!

6 Comentários


  1. Olá,
    Gostei do post, vi que você trabalha como afiliado.
    Depois da um pulo na minha página que tenho algo muito interessante, acredito que você vai gostar muito. O endereço esta linkado ai no meu nome.
    Abraço,

    Responder

  2. Olá, gostei do post. Eu também tenho algo muito interessante que com certeza você vai gostar muito se você trabalha como afiliado, sério mesmo, vale apena conferir.
    Da um pulinho na minha página para você ver.
    O endereço esta linkado ai no meu nome.
    Abraço.

    Responder
  3. José Etelvino F. da Rosa

    Olá. Sou José Rosa

    Fantástico esse artigo. Sempre que puderes nos manda mais, pois para mim, iniciante, é de fundamental importância.
    Fico no aguardo de mais novidades, e um forte abraço.

    Responder

  4. Gostei do post, conteúdo realmente relevante… Depois dá uma espiada na minha página, pois eu tenho algo muito interessante para quem tem blog e precisa divulgar de modo eficiente, acredito que você vai gostar muito.
    O endereço esta linkado ai no meu nome.
    Att: Anderson

    Responder

  5. Ola estou curtindo muito o material, do seu blog, dicas muito uteis para quem esta começando, e sem falar que o curso AMF é Top. Recomendo

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *