Como Utilizar As Redes Sociais Para Ter Sucesso Com Marketing Digital

Tempo de leitura: 12 minutos

Como todo mundo sabe, as redes sociais estão dominando um grande espaço na internet. É normal andar por vários lugares e se deparar com pessoas usando publicamente suas redes sociais. E não é só isso, além de visualizar o que acontece nas redes, as pessoas postam informações e fotos de sua vida em quase tempo real.

Devido à grande visualização diária que as redes sociais recebem diariamente é que as mesmas se tornaram uma importante ferramenta a todos aqueles que querem fazer negócios.

Nesse artigo veremos de uma forma simples como utilizar as redes sociais para que você possa ter sucesso com marketing digital. Quer saber mais? Então confira tudo a seguir!

redes sociais

Redes sociais e Marketing digital

Usar as redes sociais para o marketing digital pode promover o seu negócio fazendo com que ele alcance mais consumidores nas pequenas empresas. Seus clientes vão interagir com marcas através das redes sociais, portanto, ter um bom plano de marketing digital de mídia social e sua presença na web é a chave para obter êxito. Se implementado corretamente, o marketing digital com as redes sociais poderá trazer notável sucesso para o seu negócio.

No artigo de hoje vamos explicar tudo que você precisa saber para fazer um bom marketing nas redes sociais, começando pelo social media marketing, você sabe o que é?

O que é o Social Media Marketing

social mídia

Social media marketing, ou SMM, é uma forma de marketing da Internet que utiliza várias redes sociais, a fim de atingir os objetivos de comunicação de marketing digital. Social Media Marketing abrange principalmente as atividades que envolvem o compartilhamento social de conteúdo, vídeos e imagens para fins de marketing. Essa é uma boa oportunidade para pequenas empresas com orçamentos curtos de contratar os serviços de marketing digital das redes sociais.

Mas como fazer tudo isso? Muito simples a partir de:

Redes Sociais e Marketing Digital: Começar com um plano

social midia plano

Antes de começar a criar campanhas de marketing digital nas redes sociais para ter sucesso, você deve considerar seus objetivos de negócio. Iniciar uma campanha sem uma estratégia social em mente é muito arriscado para o empreendedor, que deseja obter êxito.

Crie um plano de marketing digital nas redes sociais e debata sobre seus objetivos: o que você está esperando conseguir através do marketing de mídia social? Quem é o seu público-alvo? Como é que esse público poderia usar a rede social? Qual a mensagem de marketing que você deseja enviar as pessoas nas redes sociais?

Redes Sociais e Marketing Digital: Desenvolvendo seus objetivos

As redes sociais podem ajudar como seu marketing com uma série de metas, tais como:

  • Atrair tráfego para seu Website;
  • A percepção da marca de seu produto;
  • Criar uma identidade de marca e uma associação positiva dela;
  • Comunicação e interação com os principais públicos;

Essas são apenas alguns pontos fortes do poder que tem o marketing digitais nas redes sociais. Por isso, para reforçar ainda mais a ideia, a seguir gostaria de dar algumas dicas pertinentes, para você que quer obter esse sucesso tão esperado. É um longo caminho, com muita perseverança e persistências, mas, seguro! Por isso, confira quais são essas dicas e siga-las em um passo a passo!

Algumas dicas de marketing digital nas redes sociais

dicas redes sociais

  1. Planejamento – Como discutido anteriormente, a construção de um plano de marketing para rede social é essencial. Considere ideias de pesquisa e de conteúdo de palavras-chave que irá interessar seu público-alvo.
  2. Bom conteúdo é essencial – Consistente em outras áreas de marketing online, um bom conteúdo é essencial quando se trata de marketing nas redes sociais. Certifique-se de que você está oferecendo informações valiosas que seus potenciais clientes vão achar interessante. Crie uma variedade de conteúdos através da implementação de imagens, vídeos e infográficos, além de conteúdo baseado em texto clássico.
  3. Marca de Imagem Consistente – usar a rede social para o marketing digital permite que o seu negócio possa projetar a imagem da marca de seu produto ou serviço, através de uma variedade de diferentes plataformas de mídia social.
  4. Ter um Blog- Isso é uma ótima ferramenta de marketing de rede social que permite que você compartilhe uma grande variedade de informações e conteúdos com os leitores. Seu blog também pode servir como marketing de rede social, em que você escreve sobre seus recentes serviços, produtos, concursos e eventos.
  5. Links – Usar a rede social para seu marketing vai depender principalmente se seu conteúdo original é bom o suficiente para ganhar seguidores, fãs, e também se é ótimo para conectar-se a links. Se outras fontes proporcionam, valiosa informação que você acha que seu público-alvo vai gostar, então faça um link para seus seguidores. Vincular-se a fontes externas melhora a confiança e, você pode até ter conseguir alguns links em troca.
  6. Conhecer os Concorrentes – É sempre importante conhecer seus concorrentes, pois eles podem fornecer dados valiosos para a pesquisa de palavras-chave, onde obter links relacionados com seus produtos, e outras redes sociais de marketing. Se seus concorrentes estão usando uma determinada técnica de marketing na rede social, que esteja dando certo, então faça a mesma coisa, mas faça melhor ainda que eles.
  7. Medir o sucesso com o Analytics – Você não pode determinar o sucesso de suas estratégias de marketing na rede social, sem o acompanhamento de dados. O Google Analytics pode ser usado como uma grande ferramenta que irá ajudá-lo a medir suas melhores técnicas de marketing, bem como determinar quais as melhores estratégias que não estão sendo usadas. Anexe tags para rastreamentos em suas campanhas de marketing na rede social, de modo que você possa monitorá-las corretamente.

 Como usar com sucesso o marketing digital nas redes sociais 

rede social ferramentas

Aqui o leitor terá uma visão geral sobre como usar as redes sociais para a comercialização de acordo com o ambiente único de cada plataforma. Vários sites de marketing vão exigir diferentes técnicas, de modo a desenvolver uma estratégia única adaptada para cada plataforma.

 

 

Ocasional o ambiente amigável do Facebook requer uma estratégia de marketing de mídia social cativa que começa com a criação de uma página de negócios chamada Facebook Fan. Você deve prestar muita atenção ao layout, pois o componente visual é um aspecto fundamental na experiência do Facebook. O Marketing digital dessa rede social para páginas de negócios gira em torno da promoção de sua conversa com o público por publicação de artigos relacionados com as noticias, imagens, vídeos, etc. O Facebook é um lugar no qual, as pessoas vão para relaxar e conversar com os amigos, de modo que você deve manter o seu tom leve e amigável.

 

  • Google+ para o Marketing digital

 

Google+ é o novo concorrente do Facebook, e promove a mesma diversão e atmosfera casual. No Google+, você pode fazer upload e compartilhar fotos, vídeos, links. Também tire proveito dos círculos do Google+, que permitem que você segmente seus seguidores em grupos menores, fazendo com que você compartilhe informações com alguns seguidores enquanto outros não. Por exemplo, você pode tentar criar um círculo “fã do Google”, e compartilhar descontos especiais e ofertas exclusivas apenas com esse grupo.

 

  • Pinterest para o Marketing digital

 

Pinterest é o mais recente em tendências de marketing de rede social. A plataforma centrada na imagem da Pinterest é ideal para o varejo, mas qualquer um pode se beneficiar do uso Pinterest para fins de mídia social.

Pinterest permite que as pequenas empresas apresentem as suas próprias ofertas de produtos, e ao mesmo tempo desenvolvam a sua própria personalidade da marca com alguns pinboards únicos.

 

  • Twitter para o Marketing digital

Twitter é a ferramenta de marketing de rede social que permite transmitir as suas atualizações em toda a web. Siga os tweeters em suas áreas, e você deve ganhar um fluxo constante de seguidores em troca.

Você pode misturar até seus posts relacionados com promoções, descontos e atualizações de notícias com um pouco de diversão intercalada. Certifique-se de postar no twitter novamente quando um cliente tiver algo de bom a dizer sobre você, e não se esqueça de responder às perguntas das pessoas, quando possível. O Twitter como uma ferramenta de marketing de rede social gira em torno do diálogo e da comunicação, por isso não deixe de interagir tanto quanto possível.

 

  • LinkedIn para o Marketing digital

 

LinkedIn é um dos sites mais profissionais de marketing de mídia social. Grupos LinkedIn são excelentes locais para entrar em um diálogo profissional com as pessoas com empreendimentos similares, e fornecer um lugar para compartilhar conteúdo com indivíduos bem informados.

 

Incentive seus clientes para uma recomendação sobre o seu perfil de sua empresa no LinkedIn. As recomendações fazem o seu negócio parecer mais confiável para novos clientes. Participe também da seção Perguntas de LinkedIn; fornecer respostas ajuda você a se estabelecer e ganhar confiança dos leitores.

 

  • YouTube para o Marketing digital

 

YouTube é o número “Um” em lugar para a criação de conteúdo de vídeo, que pode ser uma poderosa ferramenta de marketing de mídia social. Muitas empresas tentam criar conteúdo de vídeo com o objetivo de ter seu vídeo “viralizado”, mas, na realidade, essas chances são bastante reduzidas. Em vez disso, se concentre na criação de vídeos úteis, e instrutivos. Fazer vídeos também tem o benefício adicional de ranking sobre os resultados da pesquisa do Google, por isso não subestime o poder de conteúdo de um vídeo para seu marketing digital.

Marketing de mídia social para negócios

Plataformas de mídia social como são excelentes para empresas que procuram implementar o marketing de mídia social. Registre-se nos sites para ter o seu lugar, e em seguida, considere incentivos adicionais, tais como recompensas de check-in ou descontos especiais. Lembrem-se, esses visitantes terão seus telefones, para que eles possam ter acesso ao fornecimento de comentários que possam prejudicar ou ajudar seus usuários de forma significativa.

Considerações finais

É incrível o quanto a tecnologia mudou a forma como nos comunicamos na última década. Longe vão os dias de poucas empresas com experiência em tecnologia. Com os clientes sociais digitais de hoje, agora é o momento de cada negócio online estar envolvido com o seu público, e para completar a transformação digital deve atender a estilos de vida de seus clientes, porque se você não se adaptar seus concorrentes com certeza irão!

Para ter sucesso no marketing digital usando as redes sociais, isso não significa que você precise estar em todas as plataformas de mídia social. Afinal de contas, a cada dia uma nova rede de mídia social parece estar surgindo, por exemplo, as mais recentes, WhatsApp, snapchat e Periscope.

mídias sociais mais

É praticamente impossível para os pequenos empresários ou comerciantes ficarem engajados em cada plataforma social. Como você escolhe quais as plataformas de redes sociais são as melhores para o seu negócio? Isso depende do seu público alvo e quais os produtos e / ou serviços que você está tentando promover. Não há nenhum êxito em criar um perfil em todas as plataformas, se não for relevante para o seu marketing digital. Para permanecer sempre conectado, e obter sucesso nesse novo universo digital, você precisa estar preparado e ter uma estratégia antes de mergulhar de cabeça e perder o seu tempo e dinheiro.

Em última análise, você só deve investir seu tempo e esforço nas redes sociais que vão lhe trazer o melhor retorno. As redes sociais estão dar-lhe lhe dando os melhores resultados financeiros?

Só porque você ouviu algum especialista em mídia social, conectando alguma nova rede de mídia social brilhante, não significa que é melhor para o seu empreendimento Afinal, eles estão no negócio de venda de treinamentos e cursos educacionais para gerar uma receita de forma mais social. Os especialistas em mídia estão indo longe, para mostrar e promover todas as novas plataformas de mídia social para que elas pareçam excelentes, na esperança de que você possa encontrar o seu conteúdo informativo e compre seus materiais de treinamento. O que pode resultar em um negócio rentável para alguém na mídia social, não significa que será o mesmo para seu negócio.

Foi considerando tudo isso que decidi lançar um curso que ensine as pessoas a terem sucesso fazendo anúncios no Facebook, pois essa é com certeza a forma mais rápida de ter sucesso no marketing digital.

Para conhecer o curso clique aqui.

Pergunte a si mesmo: Você pode obter sucesso no marketing digital usando as redes sociais? Se a resposta for sim, vá em frente e boa sorte!

Até a próxima!

4 Comentários


  1. Excelente Conteúdo, as Redes Sociais é um ferramenta Poderosa principalmente para o crescimento de um projeto online e de maneira alguma.

    Responder
  2. José Antonio Jesus de Santana

    Olá,

    Amigo Victor Azevedo como vai? Espero que tudo bem!
    Eu sou o José e estou lhe acompanhado algum tempo já amigo, eu também sou aluno do rodrigo vitorino há pelo menos uns 33 dias e estou na sua lista de E-mails. Só que infelizmente não tive sucesso com meu projeto online, blog, canal no youtube, e divulgando os links de afiliado do hotmart, acho que ate eu tava fazendo tudo errado mesmo. O que você acha sobre esquecer tudo isso só focar em anúncios pagos no Facebook ADS?

    Forte abraço e sucesso amigo pra você!

    Responder

    1. Olá José, sei como é isso. O que acontece é que blog e YouTube levam algum tempo para trazer resultados, pois depende de você gerar autoridade. Foi assim que eu fiz, após não ter sucesso por estes meios inicialmente comecei a anunciar no Facebook, aí o resultado vem bem mais rápido, e agora depois de algum tempo é que consigo começar a colher os frutos do trabalho no YouTube e também no Blog. Acabei até lançando um curso ensinando as pessoas a fazer anúncios.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *