Como Vender No Mercado Livre

Tempo de leitura: 8 minutos

 

Olá pessoal, nesse post vou contar todos os passos de Como Vender no Mercado Livre, vou explicar como comecei do zero e passei a ganhar R$ 8.000,00 no Mercado Livre em apenas 6 meses de trabalho, as informações que irei passar aqui são valiosas e são fruto de muita pesquisa e também de investimento que fiz em alguns e-books para aprender os segredos dos grandes vendedores, abaixo irei te dar o passo a passo e todas as dicas valiosas de como vender no Mercado Livre e ter sucesso.

Escolha seu nicho

É importante você definir um nicho de produtos que quer vender, não adianta você vender roupas, livros, eletrônicos, artesanato, etc, você precisa se tornar um especialista, só assim conquistará a confiança das pessoas. Quando comecei confesso que vendi alguns livros, camisas usadas, dentre outras coisas, mas quando comecei a me profissionalizar eu foquei em apenas uma linha de produtos, vendia pendrives, cases para celular e tablet, acessórios para celular, etc.

Crie sua reputação

Esse é um dos passos mais importantes, será muito difícil você vender qualquer coisa se os compradores não puderem confiar em você, ainda mais no Mercado Livre, que a concorrência é bem grande, principalmente em alguns seguimentos. Vou contar minha experiencia, comecei vendendo um e-book por 5 reais, claro que isso me gerava um faturamento muito baixo, mas meu propósito nesse momento não era ganhar dinheiro ainda, era criar uma reputação sólida, e deu certo, até que me tornei Mercado Livre Platinum, a classificação máxima do Mercado Livre. Apesar de 5 reais ser um valor extremamente baixo, o único trabalho que eu tinha era enviar o e-mail com o e-book, então acabava sendo interessante, além de me fazer crescer em reputação.

Faça anúncios profissionais

Como eu falei anteriormente, a concorrência no Mercado Livre é muito grande, logo, você precisa mostrar que é diferente da maioria, recomendo que você compre um pacote de templates, no próprio Mercado Livre, você consegue comprar até por R$ 9,90, lembre-se, quanto mais profissional for o seu anuncio, maiores serão suas chances de conseguir alguma venda.

1

Use fotos de qualidade

Nada de tirar fotos dos produtos em cima da cama com seu quarto bagunçado aparecendo, lembre-se de que quem está comprando não sabe quem você é, não sabe se você é um amador irresponsável ou um grande empreendedor do Mercado Livre, então, mesmo sendo amador, faça sua empresa parecer uma verdadeira multinacional, não estou falando de enganar ninguém, mas de ser o mais profissional possível. Recomendo buscar fotos na internet, caso não consiga, tire as fotos com um celular ou uma câmera de boa resolução, e o fundo deve ser de preferência branco. Você vai precisar de um lugar para hospedar suas fotos, recomendo o http://photobucket.com/

Seja rápido

Na internet ser rápido é um dos maiores diferenciais, enquanto o possível comprador está vendo sua página, ele está com outras cinco abertas em seu navegador, sendo assim, você deve responder as perguntas quase em tempo real. Lembro de estar no cinema assistindo filmes e estar com o aplicativo do Mercado Livre aberto respondendo perguntas. Outra coisa banaca é você colocar no seu anúncio o horário de atendimento, por exemplo, se você quer seu domingo livre, coloque que o atendimento é de segunda a sábado, das 8h ás 19h, claro que quanto mais tempo você estiver online e disponível, maiores serão suas chances de vender. Falei em relação as perguntas, mas o mesmo vale em relação a entrega, alguns vendedores deixam acumular pedidos para só então postar os produtos nos correios, eu postava os produtos todos os dias, nunca deixava acumular, isso é um grande diferencial para vender muito e construir uma reputação sólida no Mercado Livre.

Faça de tudo para manter uma boa reputação

Falei anteriormente sobre construir uma reputação, agora estou falando sobre manter essa reputação, qualificações negativas podem arrasar seu negócio, muitas vezes tive “prejuízo” somente para manter minha reputação positiva, ou seja, se o cliente não ficava satisfeito por algum motivo eu tentava sempre resolver, algumas vezes mandava outro produto novamente, sem cobrar nada. Nunca discuta ou seja rude com um cliente quando for fazer as qualificações, lembre-se da velha premissa: “o cliente tem sempre razão”, não concordo totalmente com essa afirmação, mas mesmo que o cliente não tenha razão, você deve se mostrar sempre paciente, educado e principalmente profissional. Caso receba uma qualificação negativa, ou neutra, faça sempre uma réplica, de forma muito educada, nunca fale mal do comprador, ou coisas como “não recomendo”. A réplica aparece na sua página, e não na dele, então é a chance que você tem de deixar uma boa imagem caso seu comprador tenha qualificado você mal por algum motivo.

 

Diversifique suas condições de pagamento

Aceitar Mercado Pago é essencial, por ele você conseguirá receber pagamentos por cartões de crédito, boletos, etc. Mesmo que demore um pouco mais para você receber o dinheiro, isso gera confiança por parte dos clientes, vendedores que só aceitam depósito em conta normalmente fazem poucas vendas.

Tipos de anúncio

O Mercado Livre oferece diversos tipos de anuncio, desde os anúncios, desde os anúncios gratuitos, até os anúncios prata, ouro e diamante, não recomendo o diamante, é caro e oferece praticamente o mesmo retorno do ouro, coloque a maioria dos seus anúncios grátis, mas é interessante se você conseguir pagar por um anúncio ouro ou prata, fará seu produto aparecer melhor colocado nas pesquisas.

Tente criar algum diferencial

Como eu já repeti algumas vezes, a concorrência no Mercado Livre é enorme, logo, é importante você criar algum tipo de diferencial para destacar alguns produtos, por exemplo, quando eu vendia o e-book que mencionei por 5 reais, eu dava de brinde mais dois e-books, um sobre info negócio e outro sobre como comprar da China, as vezes fazia promoções com os pendrives, quando o comprador adquiria um pendrive de 8GB, por exemplo, eu dava de brinde um pendrive de 1GB que tinha adquirido por um bom preço.

Tente fugir da concorrência

Você deve estar pensando que isso é quase impossível, mas não é, vou contar um caso muito interessante, talvez vocês conheçam um pendrive do Iron Man que quando conectado ao computador acende os olhos, pois bem, fui um dos primeiros vendedores a vender este produto no Mercado Livre, e meu anúncio era o primeiro da página, enquanto os outros vendedores vendiam pendrives da Sandisk por um preço baixo e disputando com muitos outros, eu vendia um pendrive que poucos vendedores tinham, e colocava uma margem de mais de 100%, comprava na época por 8 dólares (dólar a 2 reais) e vendia o produto aqui por 59,90. Depois de um tempo muitos vendedores começam a oferecer este produto, e eu buscava sempre “garimpar” produtos novos para vender, e com isso conseguia ter uma margem muito boa.

O transporte da gota

Para quem não conhece, essa é uma modalidade onde você não mantém estoque, ou seja, o cliente faz a compra em seu site ou no Mercado Livre, e só então você compra o produto e o fornecedor (normalmente da China), entrega o produto diretamente para o cliente, assim você não tem o risco de o produto “encalhar” e também não precisa arcar com o custo do frete, bem, vou dar minha opinião, particularmente não aconselho que se faça dessa forma, como já disse, o cliente espera velocidade, e não são muitos clientes que estão dispostos a esperar 30 ou 40 dias para receberem o produto, ainda mais que hoje a diferença de preço não e tão grande, e com a alta do dólar piorou.

Fornecedores

Acho que você estava esperando por isso, acertei? Os vendedores guardam essas informações a sete chaves, o que você tem a fazer é pesquisar, pesquisar e pesquisar, no meu seguimento por exemplo, eu já comprei de vendedores dos Estados Unidos, China, Índia, Cingapura, Alemanha e outros. Se for importar recomendo que compre dos sites ebay.com ou aliexpress.com, são super confiáveis e caso haja algum problema com o envio das mercadorias e dinheiro será devolvido pra você.

Caso queira aprender mais sobre isso, o curso mais completo que conheço hoje é o Como Vender no Mercado Livre, do Michel Oliveira.

Espero ter ajudado, embora pareçam informações simples, levei algum tempo para aprendê-las, e garanto que fazem toda a diferença em relação a você ser um vendedor de sucesso ou um amador frustrado.

Até a próxima!

12 Comentários

  1. Rafael Aguiar

    Grande Victor!!!
    Sempre trazendo dicas valiosas, gostei muito das informações.

    Responder

  2. Gostei muito de todas as dicas, com a excessão daquela de trabalhar no cinema com o celular ligado. Não faça mais isto, rapaz!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *