Marketing de Conteúdo – O que é? Como utilizar? Qual a importância?

Tempo de leitura: 3 minutos

Hoje em dia os especialistas em marketing acreditam que o conteúdo é rei!

Mas porquê? Isso ocorre porque as pessoas cada dia que passa recorrem à internet para buscar informações e saciar dúvidas frequentes.

Dentro desse panorama, muitas pessoas acabam sendo induzidas a uma ação devido ao conteúdo que leem. Isso é o que chamamos de marketing de conteúdo. Quer saber mais o que é, como utilizar e qual a importância? Então não perca o post de hoje!

marketing de conteúdo

Mas afinal, o que é marketing de conteúdo?

De um modo geral, o marketing de conteúdo é uma maneira estratégica de engajar futuros clientes através da disponibilização de um conteúdo relevante que o envolve de tal maneira que desperta no mesmo um desejo de realizar a ação que nesse caso seria de realizar a compra do que propomos a vender. O marketing de conteúdo além de envolver seu público alvo, também gera credibilidade à marca.

O objetivo geral do marketing de conteúdo é sem dúvidas de gerar vendas. Por isso, o responsável deve conhecer bem o mercado e estar atento às últimas novidades do ramo.

Como utilizar o marketing de conteúdo?

marketing de conteúdo 1

O marketing de conteúdo normalmente é feito através de um blog da empresa/negócio/produto/afins. É através do blog que o público alvo é atraído e destinado à página de vendas. Mas como?

Muito simples!

Vamos supor que você tenha uma loja de roupa. Você pode criar um blog que dê dicas de moda. Nesse blog, é sempre importante saber o que é tendência, expor imagens de artistas que usam determinadas prendas e calçados, fazer artigos sobre os últimos eventos da moda e deixar em evidência o que se usa e não se usa na atualidade.

No final de cada texto, depois que você encantou o seu público com todas as informações, com um toque suave e clássico, você pode informar que “tais prendas” estão disponíveis na loja. Essa é uma maneira de mostrar ao público o que as pessoas estão usando e ao mesmo momento mostrar a solução para obter determinada coisa, que nesse caso seria roupas da moda.

Outro exemplo prático do marketing de conteúdo: uma loja de ferramentas.

Vamos supor que você tenha uma loja de ferramentas, como o marketing de conteúdo pode me ajudar a vender mais? Simples!

Crie um blog dando dicas de como consertar coisas em geral no lar. No final de cada artigo, mostre a seu leitor que na loja de ferramentas, ele pode encontrar todo o material necessário para realizar o que foi proposto por x valor. Coloque fotos das ferramentas e encante seu leitor com essa informação direcionando o mesmo a sua página.

Qual é sua real importância?

marketing de conteúdo 2

A real importância do marketing de conteúdo está em aumentar as vendas e criar seguidores fieis a marca. Isso porque, quando você escreve continuadamente em um blog e cria um público, esse mesmo público tende a voltar a esse blog em busca de mais sugestões.

Se ele encontra informação agradável e relevante, ao mesmo tempo que encontra a solução (onde encontrar o que se indica) esse usuário será um cliente fiel a marca e além disso chamar outros leitores e possíveis clientes a conhecer a marca.

O marketing de conteúdo nesse sentido satisfaz a necessidade dos clientes e os interesses da empresa.

Para finalizar

O marketing de conteúdo é uma das tendências mais prometedoras de 2016.

Investir em um bom marketing de conteúdo é a certeza de boas vendas.

Mas lembre-se que não basta apenas escrever, também é necessário alguém que entenda do assunto para fazer com que o conteúdo chegue ao público alvo. Isso implica compartilhamentos nas redes sociais, intercambio de links, e-mails marketing, e etc.

Trabalhar com marketing de conteúdo é algo a longo prazo, mas que com certeza traz resultados surpreendentes. Acredite e invista nesse setor!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *